quinta-feira, 30 de setembro de 2010

E eis que surge a esperança!

Este é o blog do mandado parlamentar do Vereador Jovem GABRIEL FLAMER SANTANA DE SOUSA, eleito pelo Educandário Almir Moraes para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Valença e dar sua contribuição para o desenvolvimento da Cidade. Mas para chegar até aqui muito coisa aconteceu. Vamos contar essa história desde o começo.


Tudo começou nos idos de 2001 quando o então vereador e Presidente da Câmara André Coutinho trouxe de Salvador o projeto Câmara Mirim, o qual estava sendo um grande sucesso por lá. Entretanto, mesmo aprovado por unanimidade, a Resolução não teve a efetividade que Coutinho gostaria e, por isso, ficou no ostracismo durante anos.

Já em 2009, a Vereadora e Presidenta da Câmara Roselidiana Azevêdo Farias, vislumbrando uma grande oportunidade de oferecer uma nova visão sociopolítica para a juventude valenciana, tirou a Resolução da gaveta, revitalizou suas diretrizes dando-lhe nova roupagem e pôs em prática um dos projetos mais catalisadores de cidadania que Valença já teve.

O Parlamento Jovem nasce com o objetivo geral de contribuir com a construção da identidade e da cidadania de modo criativo, consciente, critico e reflexivo sobre todos os aspectos políticos da sociedade valenciana. O Programa é aplicado em escolas do 6° ao 9° ano e Ensino Médio. Jovens entre 10 a 17 anos que estiverem freqüentando as aulas podem participar. Treze escolas aderiram e a coordenação está a cargo da servidora Janete Vomeri (carinhosamente batizada de “Tia” por nós).


A partir daí, Gabriel não hesitou e buscou seu espaço. Com auxílio de seus grandes amigos e amigas, conseguiu vencer uma disputada eleição (venceu com uma margem de apenas dois votos contra a segunda colocada Michele) e ter a vaga garantida no primeiro Parlamento Jovem da história de Valença. Ou seja, é algo que ficará para a posteridade.


Está aí o Parlamento Jovem completo. Todas as informações também estão disponíveis no site oficial da Câmara Municipal de Valença. Confira: http://www.cmvalenca.ba.gov.br/


Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário