sábado, 16 de outubro de 2010

Atenção, galera!! Sessão do Parlamento Jovem no próximo dia 20 de outubro.

A Câmara de Vereadores de Valença convida toda a comunidade valenciana para a Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, referente ao mês de outubro, que acontecerá no dia 20, às 16h, no Salão Nobre da Câmara.

Segundo a Lei Municipal de n° 2.014 de 15 de setembro de 2009, que institui o Projeto CÂMARA VAI À ESCOLA/ PARLAMENTO JOVEM, de autoria da Mesa Diretora, as Sessões Ordinárias com os Jovens Vereadores estarão acontecendo uma vez por mês. O objetivo geral do Projeto é contribuir com a construção da identidade e da cidadania de modo criativo, consciente, critico e reflexivo sobre todos os aspectos políticos da sociedade valenciana.

Na Sessão do próximo dia 20, os Vereadores Jovens estarão discutindo o tema “Direitos e Deveres da Criança”. Participe! Prestigie esses jovens talentos que tem representado tão dignamente a classe estudantil do município.

sábado, 2 de outubro de 2010

Vereadores Jovens de Valença são diplomados.

Essa notícia foi veiculada no site oficial da Câmara de Vereadores de Valença (http://www.cmvalenca.ba.gov.br/) no dia 23/09/2010. Confira:


A Sessão Ordinária do Legislativo Valenciano da última terça-feira foi um dia marcante para a cidadania e consciência política da cidade. Treze Vereadores Jovens e seus respectivos suplentes, eleitos através do Projeto de Lei Parlamento Jovem (Lei municipal de n° 2.014 de 15 de setembro de 2009), acompanharam toda a Sessão e foram diplomados pelos Vereadores do município. Foram momentos de muita emoção e alegria para o grande público que prestigiou a Sessão Ordinária.

Segundo o Projeto, de autoria da Mesa Diretora, aprovado por unanimidade, os Vereadores Mirins exercerão um mandato de um ano, representando a classe estudantil das escolas participantes. A idéia é que a cada ano uma nova eleição seja realizada nas escolas, envolvendo cada vez mais um número maior de alunos. O grande objetivo da proposta é promover a interação entre a Câmara Municipal de Valença e as escolas, permitindo aos estudantes a compreensão do papel do Legislativo, dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim, para a construção de sua cidadania e o entendimento dos aspectos da sociedade.

O Projeto engloba jovens entre 10 e 17 anos que estiverem matriculados e freqüentando as aulas. A divulgação e implantação são de responsabilidade de Janete Vomeri, funcionária efetiva da Câmara e coordenadora do projeto. Janete foi homenageada durante a Diplomação dos alunos e aproveitou para agradecer a sensibilidade da Presidente da Casa, Diana Farias, e dos demais Vereadores por ter colocado em prática proposta tão importante. “Vivemos num momento de incessante busca pela ética na política, na sociedade e em todos os âmbitos das relações públicas e privadas, para tanto formar nossos futuros líderes é uma premissa educativa. Diante desta constatação, o programa permitirá a estudantes do município uma reflexão sobre a representação política”, explicaram os Vereadores.

Os Vereadores Jovens terão a oportunidade de participar de Sessões na Câmara e vivenciar o dia-a-dia de um Vereador, o qual foi sorteado após a Diplomação. Maiores informações no Memorial da Câmara com a funcionária Janete, pelo telefone (75) 3641-3727 ou no site www.cmvalenca.ba.gov.br. Confira a lista dos eleitos:


  • Centro de Educação Tempo Novo (CETEN) – Marina Martins de Souza e Priscila Santos (suplente);
  • Colégio Perspectiva – Felipe Cesar Lago e Evla Damasceno (suplente);
  • Colégio Estadual João Leonardo da Silva – Júlio César de Jesus e Amanda Almeida (suplente);
  • Colégio Tales de Mileto – Reginaldo Cruz Neto e Jeisiele da Conceição (suplente);
  • Escola Educativa – Kevelin Caldas e Mireli Duarte (suplente);
  • Colégio Imperial – Reginaldo Manoel Júnior e Leandro dos Santos (suplente);
  • Colégio Estadual de Valença (COESVA) – Elder Pereira e Jonathan Araújo (suplente);
  • Escola Municipal Dário Galvão de Queiroz – Alan de Jesus e Eliabe Lobo (suplente);
  • Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins – Isaac dos Santos e Carlos Henrique Sousa (suplente);
  • Escola Municipal Augusta Messias Guimarães – Marcio Santana e Aline Nascimento (suplente);
  • Escola Municipal Padre Sousa – Mateus Porto e Marciele Conceição (suplente);
  • Educandário Almir Moraes – Gabriel Flamer Santana de Sousa e Michelle Santiago (suplente);
  • Escola Advento – Hayssa Pereira e Hávila de Jesus (suplente).