quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Parlamento Jovem realizou sua 3ª Sessão Ordinária.

Aê, galera, no último dia 22 de novembro aconteceu a terceira Sessão Ordinária do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Valença. Infelizmente não pude participar, pois estava com uma gripe fortíssima. Mas mesmo assim segue abaixo o que rolou na sessão.


O tema principal da Sessão foi a História e Cultura do município. Alguns Suplentes marcaram presença, participando ativamente das discussões. Confira as Indicações dos Jovens Vereadores:

Isaac dos Santos – Solicitou melhoria da Ponte José Coutinho Franco, localizada entre as Avenidas Marita Almeida e Beira Mar.

Felipe César – Solicitou agendamento de uma explanação do Comandante Major José Pessoa sobre segurança em Valença, assim como o aumento das rondas policias em toda cidade.

Mirele Duarte – Solicitou sinalização nas escolas; realização de um projeto de preparação dos alunos na última unidade escolar, seguindo o exemplo de um simulado.

Alan de Jesus – Solicitou que Vereadores e Prefeito Municipal sejam sensíveis às reivindicações dos funcionários da educação.

Júlio César de Jesus – Solicitou a colocação de postes nos bairros, tais como: Jambeiro, Bolívia, Alto do São Roque e outras localidades.

Elder Pereira – Apresentou o Projeto de Lei nº 003/2010 que estabelece que alunos das escolas da rede municipal de ensino, com menor rendimento escolar, tenham atendimento educacional psicológico especializado, gratuito e obrigatório. A sua justificativa baseou-se no desenvolvimento integral do estudante, principalmente no aspecto psicológico: “Garantir às crianças e adolescentes do ensino básico com menos rendimento escolar, considerados “estudantes problemas” pela comunidade pedagógica, tratamento psicológico que os ajude a superar seus obstáculos e a desenvolver suas potencialidades educacionais”.

Hayssa Pereira – Solicitou a construção de uma quadra poliesportiva no Tento; reforço nas rondas comunitárias na cidade; colocação de salva-vidas na Praia do Guaibim.

Marcio Santana – Solicitou calçamento do Caminho 3 da Urbis; amplo estudo com alunas das escolas públicas sobre a Lei Maria da Penha; fiscalização e o recolhimento do lixo que fica espalhado todo dia na Avenida ACM, em frente a Igreja Universal do Reino de Deus; também solicitou o envio de ofício parabenizando o Prefeito Ramiro (PR) e a Vereadora Maria Helena Queiroz Cabral (DEM) pelo Centro de Referência da Mulher: “Momento importante que representa mais um passo à frente na luta em defesa dos direitos das mulheres”.

Reginaldo Neto – Solicitou quadra poliesportiva de qualidade em todas as escolas municipais; espaço para atividades artísticas e culturais em todas as escolas municipais; solicitou uma atração cultural pública toda semana para atrair os jovens para o desenvolvimento da cultura.



(Créditos texto e foto: Vanessa Andrade - Assessora de Imprensa da Câmara)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Parlamento Jovem realizou Sessão Ordinária no mês da criança.

Dia 20 de outubro aconteceu a segunda Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Valença. Os Jovens Parlamentares apresentaram diversas Indicações ao Poder Executivo e suas respectivas Secretarias. Confira:

Vereador Marcio Santana – Solicitou reforma do parque infantil Vovó Minda, localizado na Praça Mathias de Assis, na Vila Operária; troca das lâmpadas queimadas da torre da Praça Mathias de Assis; reforma imediata da ponte da CVI; reforma da quadra poliesportiva da Vila Operária.

Vereador Reginaldo Neto – Solicitou que todas as crianças e adolescentes tenham conhecimento dos seus direitos através de palestras nas comunidades escolares, para que eles saibam o verdadeiro sentido do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Vereador Felipe Lago – Solicitou que se estude a possibilidade de construir quadras poliesportivas em alguns bairros, com profissionais capacitados para dirigi-las; que se estude a possibilidade de criar uma escola integral, onde em um turno os alunos assistam a parte pedagógica e, no outro, tenham acesso ao esporte e a oficinas diversas.

Vereador Mateus Porto – Solicitou o encaminhamento de ofício ao SESI, para que a referida instituição amplie e aplique um maior número de projetos sócio-educacionais, voltados para as áreas periféricas de Valença, assim como já acontece nos bairros do Jacaré e Álvaro Maciel; promoção da reforma da biblioteca da escola Pe. Sousa, assim como ampliação do número de livros e criação de uma infoteca.

Vereador Isaac dos Santos – Solicitou a contratação de um profissional da área de informática para orientar os alunos do laboratório do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins; visita de um profissional da área de odontologia da Secretaria de Saúde no Colégio Gentil Paraíso, com o intuito de verificar as condições do gabinete odontológico do referido Colégio.

Vereador Julio César de Jesus – Solicitou a realização da segunda etapa da Operação Tapa buraco nas seguintes localidades: Jambeiro e Bolívia; criação de projetos tais como: curso de dança, artesanato em cerâmica e teatro, para serem aplicados nas escolas públicas e outras instituições; reformas dos campos e quadras de futebol das localidades: Jambeiro, Bolívia, Vila Operária, Urbis e Graça.

Vereador Gabriel Flamer de Sousa – Solicitou que sejam disponibilizados para todos os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, materiais didáticos e palestras que abordem os respectivos assuntos: drogas, violência, mau uso da internet, dentre outras mazelas que tem prejudicado os jovens; instalação de mais lixeiras nas ruas e avenidas de Valença, particularmente no Centro da cidade, onde está concentrada a maior movimentação de comerciantes e turistas.

Vereadora Hayssa Pereira – Solicitou ações para que a rua Marcílio Dias seja contemplada com o término do calçamento.

Vereador Alan de Jesus – Solicitou a promoção de atividades pedagógicas criativas para crianças e adolescentes com o objetivo de inovar as aulas de forma que os alunos sintam-se motivados a assisti-las, interagindo nas discussões e atividades oferecidas nas mesmas. Ou seja, promoção de uma educação democrática de qualidade, com a participação da comunidade escolar, diretores, professores, alunos, funcionários em geral e Vereadores Jovens; atendimento especializado para crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, visando garantir os direitos de acesso à escola e outros espaços públicos.


Moções e Projeto de Lei também foram aprovados durante a Sessão Ordinária. Confira:

Vereador Marcio Santana – Moção de Pesar pelo falecimento de Ivo Gomes Cidreira, ocorrido no dia 16 de outubro. Tal Moção foi aprovada em nome da Casa, e na ocasião o Vereador Felipe Lago registrou a necessidade urgente de relocação dos salva-vidas na Praia do Guaibim.

Vereador Mateus Porto – Moção de Aplausos para as escolas de Valença, APLB, DIREC 05 e Secretaria Municipal de Educação, pela passagem do Dia do Professor, comemorado dia 15 de outubro; Moção de Aplausos para as instituições de amparo às crianças e adolescentes de Valença, pela passagem do Dia da Criança, comemorado dia 12 de outubro.

Vereador Marcio Santana – Projeto de Lei número 01/2010 que dispõe sobre a criação da Semana Cultural entre as escolas públicas e particulares de Valença. A proposta sugere que a programação seja elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a DIREC 05 e as escolas particulares. Também propôs que o evento aconteça no Teatro Municipal, com a realização de oficinas de teatro, dança, literatura, esportes e história

(Autoria do texto: Vanessa Andrade - Assessora de Imprensa da Câmara de Valença)