quinta-feira, 24 de março de 2011

Parlamento Jovem retoma seus trabalhos.


Na tarde de sexta-feira (18), aconteceu uma Sessão Solene para marcar o início dos trabalhos do Parlamento Jovem (PJ) em 2011. O evento coordenado pelo Presidente Bertolino de Jesus (PR), Vereadores e funcionários da Casa Legislativa foi abrilhantado com a participação ativa dos Jovens Vereadores, seus familiares e alunos de diversas escolas do município.

O PJ 2010-2011 é composto pelos alunos: Elder Gomes (Presidente - COESVA), Felipe Lago (Vice-Presidente – Colégio Perspectiva), Márcio Santana (Secretário – Colégio Augusta Guimarães), Isaac dos Santos (Escola Gentil Paraíso Martins), Rayssa Oiticica (Escola Advento), Júlio César (Colégio João Leonardo/agora no COESVA), Kevelin Caldas (Escola Educativa), Gabriel Flamer (Educandário Almir Morais/agora no Perspectiva), Reginaldo Neto (Escola Tales de Mileto), Alan de Jesus (Escola Dário Galvão/agora no COESVA), Marina de Souza (CETEN), Matheus Porto (Escola Pe. Sousa) e Reginaldo Manoel (Colégio Imperial). Também conta com Vereadores Suplentes, a exemplo de Mirela Duarte, Aline Nascimento e Leandro dos Santos, que marcaram presença no evento.


Confira a seguir os pronunciamentos dos Jovens Vereadores presentes:

Márcio Santana – “Agradeço a Deus pela oportunidade, as nossas famílias e a todos os funcionários desta Casa. Esperamos que este ano o PJ, a Câmara e o Executivo Municipal possam unir forças para melhorar Valença em educação, saúde e emprego. Estaremos aqui lutando por políticas públicas para a juventude, a fim de evitar que jovens continuem se perdendo no mundo das drogas e da prostituição. Desejamos uma Secretaria da Juventude ativa. Não somos remunerados com dinheiro, mas ganhamos muito em conhecimento e consciência. Principalmente, por saber que estamos ajudando a melhorar a nossa cidade. Convidamos todos a prestigiarem nossas Sessões”.

Felipe Lago – “Gostaria de parabenizar senhor Bertolino pela presidência da Casa mais uma vez. Também ao vice Lelo, ao secretário Barreto e a ex-presidente Diana Farias por ter dado o ponta pé inicial no Parlamento Jovem. E a todos os outros Vereadores que vem desempenhando muito bem suas funções em prol da comunidade. Dar as boas vindas aos meus colegas do PJ, os quais vêm assumindo a tarefa com seriedade e compromisso. Tenho certeza que todos os momentos vividos nesta Casa serão inesquecíveis para todos nós”.

Foto: Olha eu aí!!


Gabriel Flamer – “Colegas Vereadores Jovens quero saudar essa seleta Mesa e também a todos os Edis neste dia tão importante para nós. Em primeiro lugar gostaria de ressaltar a importância dos trabalhos legislativos e o retorno dos Vereadores Jovens. Vamos dar continuidade aos trabalhos iniciados no ano passado, com muita disposição e responsabilidade. Vamos trabalhar em conjunto com os Parlamentares e em harmonia com o Poder Executivo, visando sempre o bem estar e os anseios da população, buscando soluções para os problemas que afligem o nosso povo. Meus conterrâneos, sei que este é um momento especial e solene, mas não poderia me furtar de fazer um breve comentário a respeito dos acontecimentos que ocorreram no mês passado, em nossa cidade. Motivo de grande repercussão na mídia no mundo inteiro. Estamos reféns dos bandidos, das drogas e somos prisioneiros em nossas próprias moradias. Até quando a impunidade persistirá? Até quando sentiremos esse ar de insegurança? Já é a hora de todos buscarem políticas públicas necessárias para a integração social, com pesados investimentos em educação, cultura, lazer, cursos profissionalizantes e esportes. Não quero aqui apontar culpados, mas tenho que dizer que nós do PJ abominamos aquelas cenas bárbaras. Condenamos qualquer tipo de violência e estaremos prontos para contribuir para que Valença volte a ser a terra de paz que tanto amamos. Quero saudar a todos os Vereadores dessa Câmara, que de propósito deixei para o final. Excelentíssimo senhor Presidente, Bertolino de Jesus, parabéns pela eleição. Foi uma escolha sábia dessa egrégia Casa de Leis. Tenho a certeza de que o senhor, com sua experiência irá realizar um mandato digno do nosso querido povo valenciano. Boa sorte! Para finalizar quero dizer que esse PJ continuará sendo a voz de todas as escolas públicas e privadas, trazendo para dentro desta Casa as reivindicações que, com certeza, haverão de trazer dias melhores para Valença”.

Mirela Duarte (suplente) – “Gostaria de agradecer a todos por estarem aqui nesse momento tão especial, aos meus pais, a Deus e a minha antiga escola pela oportunidade de representá-la. Este ano para mim será muito importante, pois terei a oportunidade de debater opiniões nesta Casa Legislativa. Não sou apenas suplente ou Vereadora. Sou representante de todos vocês”.

Reginaldo Neto – “Primeiramente gostaria de agradecer a presença de todos neste dia tão importante. Para quem não conhece o PJ, tenho o prazer de convidar para participar das nossas Sessões. Também gostaria de agradecer a presença de meus colegas e funcionários do colégio Tales de Mileto”.
Reginaldo Manoel – “Obrigado pela oportunidade que a mim foi concedida. Estaremos aqui para ajudar a comunidade no que for possível. Gostaria também de registrar a presença da minha professora Isaurina Freitas e de meu pai. Muito obrigado a todos!”.

Alan de Jesus – “Parabenizo todos os meus colegas e o Presidente Bertolino de Jesus. Agradeço a Deus pela minha existência. Agradeço a todos os Edis pelo carinho e atenção. É uma honra estar aqui representando meu colégio Dário Galvão, que tanto me proporciona momentos de felicidade”.

Isaac dos Santos – “Quero agradecer a Deus, a minha família e aos Vereadores desta Casa”.

Elder Gomes – “Tenho aprendido a exercer a cidadania em prol da minha comunidade. Estou feliz por saber que algumas das nossas solicitações estão sendo atendidas. Fico triste ao constatar que a violência e a desigualdade de classes ainda reinam em nosso município. Peço aos Poderes que regem nossa cidade que busquem mudar essa realidade. Faço um apelo a todos os jovens para que sejam fortes e não se deixem corromper pelas drogas e outros males. Que sejamos exemplos!”.


(Créditos texto e foto: Vanessa Andrade - Assessora de Imprensa da Câmara)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vereadores Jovens dão show na abertura dos trabalhos de 2011.


A Câmara de Vereadores de Valença foi palco de mais um show de cidadania e consciência política. Na tarde de sexta-feira (18), aconteceu uma Sessão Solene para marcar o início dos trabalhos do Parlamento Jovem (PJ) em 2011. O evento coordenado pelo Presidente Bertolino de Jesus (PR), Vereadores e funcionários da Casa Legislativa foi abrilhantado com a participação ativa dos Jovens Vereadores, seus familiares e alunos de diversas escolas do município. Também prestigiaram a festa Adriana Souza, Secretária Municipal de Educação, o ex-Presidente da Câmara André Coutinho, o Ministro Musical Emanuel dos Santos (2ª Igreja Batista), Antônio Daniel (Movimento Jovem de Valença), o suplente de Vereador Fabrício Lemos e Vitor Sousa (Juventude Católica de Valença). A imprensa também acompanhou os trabalhos, com a cobertura ao vivo da Rádio Clube de Valença.

Na foto: o salão estava cheio

O Legislativo Valenciano preparou uma grande surpresa para os Jovens Parlamentares, com a realização de uma Sessão Solene que teve como destaque a consciência política dos alunos que compõem o primeiro PJ de Valença. A idéia desse Projeto nasceu através da resolução 02/2001, na gestão do então Presidente André Coutinho, com o nome “Câmara vai à Escola”. Em 2009, na gestão da Vereadora Diana Farias (DEM), virou Projeto de Lei n° 2014, com o nome Parlamento Jovem, sendo colocado em prática em 2010, com a participação de 13 escolas municipais. Os principais objetivos são: promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas, permitindo aos estudantes a compreensão do papel do Legislativo, dentro do contexto social em que vivem; e, contribuir para a construção da cidadania.  
Na foto: Meu discurso


O PJ 2010-2011 é composto pelos alunos: Elder Gomes (Presidente - COESVA), Felipe Lago (Vice-Presidente – Colégio Perspectiva), Márcio Santana (Secretário – Colégio Augusta Guimarães), Isaac dos Santos (Escola Gentil Paraíso Martins), Rayssa Oiticica (Escola Advento), Júlio César (Colégio João Leonardo/agora no COESVA), Kevelin Caldas (Escola Educativa), Gabriel Flamer (Educandário Almir Morais/agora no Perspectiva), Reginaldo Neto (Escola Tales de Mileto), Alan de Jesus (Escola Dário Galvão/agora no COESVA), Marina de Souza (CETEN), Matheus Porto (Escola Pe. Sousa) e Reginaldo Manoel (Colégio Imperial). Também conta com Vereadores Suplentes, a exemplo de Mirela Duarte, Aline Nascimento e Leandro dos Santos, que marcaram presença no evento.



Na foto: Presidente da Câmara Bertolino de Jesus

André Coutinho, ex-Presidente do Legislativo falou da alegria por participar de dia tão especial: “Quando criamos a resolução em 2001, a nossa intenção era interagir com a sociedade e trazê-la para a Câmara de Vereadores, para que os jovens aprendessem como funciona o Legislativo. Torcemos para que dessa idéia surjam grandes políticos. Tudo é possível quando trabalhamos de forma justa e com Deus na direção. Que Ele continue iluminando esta Casa para que siga na luta por dias melhores para Valença”. O Vereador Jovem Márcio Santana, agradeceu em nome de todos os seus colegas: “Agradeço a Deus pela oportunidade, as nossas famílias e a todos os funcionários desta Casa. Esperamos que este ano o PJ, a Câmara e o Executivo Municipal possam unir forças para melhorar Valença em educação, saúde e emprego. Estaremos aqui lutando por políticas públicas para a juventude, a fim de evitar que jovens continuem se perdendo no mundo das drogas e da prostituição. Desejamos uma Secretaria da Juventude ativa. Não somos remunerados com dinheiro, mas ganhamos muito em conhecimento e consciência. Principalmente, por saber que estamos ajudando a melhorar a nossa cidade. Convidamos todos a prestigiarem nossas Sessões”.

Meu pai fez discurso em nome
de todos os pais e mães.

Aécio Flávio, pai do jovem Gabriel Flamer, discursou em nome de todos os pais: “É com enorme prazer que me dirijo a este egrégio Parlamento para felicitar esta histórica iniciativa do Poder Legislativo Valenciano. Estes jovens corajosos têm essência de verdadeiros cidadãos. Em tempos difíceis, como os que estamos passando de tanto conturbação social, o PJ chega para despertar uma participação concreta na vida comunitária, exercendo desde cedo noções e atos de cidadania. Queremos que os jovens tenham contato com a verdadeira política. E ninguém gosta do que não conhece. Por isso, é preciso primeiro conhecer a política, pois ela pode ser muito boa se usada de forma correta e em benefício das pessoas. Esta Casa será uma grande escola de responsabilidade, principalmente de democracia. Vocês estão tendo a oportunidade que muitos gostariam. São referências em suas escolas. São o futuro de nossa terra”. A Vereadora Maria Helena Queiroz Cabral (DEM) também deixou o seu recado: “É muito importante que os pais, familiares, diretores, professores incentivam tal proposta. Que vocês aprendam a ouvir a comunidade, aqueles que os elegeram. Que vocês façam de nós âncoras para fazer valer essa escola de cidadania e coletividade. Que o Senhor Jesus fortaleça nossa caminhada. A semente da esperança, dos grandes valores está se perpetuando através desse Projeto. Parabéns a toda equipe do Legislativo Valenciano”.

Elder Gomes, Presidente do PJ, também registrou sua satisfação: “Tenho aprendido a exercer a cidadania em prol da minha comunidade. Estou feliz por saber que algumas das nossas solicitações estão sendo atendidas. Fico triste ao constatar que a violência e a desigualdade de classes ainda reinam em nosso município. Peço aos Poderes que regem nossa cidade que busquem mudar essa realidade. Faço um apelo a todos os jovens para que sejam fortes e não se deixem corromper pelas drogas e outros males. Que sejamos exemplos!”. Bertolino de Jesus, Presidente da Casa, agradeceu a todos os funcionários pela dedicação: “Estamos muito felizes pelo sucesso alcançado, fruto da colaboração de diversos Vereadores e funcionários ao longo desses anos. Os jovens estão aprendendo. Ganhando experiência para lá na frente assumirem cargos políticos importantes. Com certeza, também serão eleitores muito mais conscientes. Vamos continuar apoiando esse trabalho com criatividade e responsabilidade. Vocês são o futuro dessa nação”.

Na foto: A filarmônica 24 de Outubro entoando o Hino do Brasil


O Ministro Musical Emanuel e a Filarmônica 24 de Outubro encerraram a Sessão Solene com uma belíssima apresentação. Em seguida, os jovens e demais presentes puderam saborear um delicioso e divertido coquetel, preparado exclusivamente para atender o gosto dos Jovens Edis. Vale lembrar que o Parlamento Jovem realiza Sessões Ordinárias uma vez por mês. Durante todo o ano de 2010, apresentou diversas Indicações, inclusive Projetos de Lei. Sem esquecer as participações em eventos importantes (datas cívicas, inaugurações, etc.) e ações em prol da comunidade.

Na foto:
Meu pai, minha mãe, minha irmazinha Kelly e eu.

terça-feira, 15 de março de 2011

Convite! Convite! Convite! Convite! Convite! Convite! Convite! Convite! Convite! Convite! Convite! Convite!


O Presidente da Câmara Municipal de Valença, Bertolino de Jesus, e demais Vereadores tem a honra de convidar alunos da rede municipal de ensino, professores e a comunidade em geral para participarem da Abertura dos Trabalhos Legislativos do “Parlamento Jovem”, primeiro período de 2011, que acontecerá dia 18 de março, sexta-feira, às 15 horas.

Aê, galera!! Estamos de volta! Venha fazer parte desse show de cidadania e consciência política!