terça-feira, 19 de abril de 2011

E tem mais sobre o CETEN. Confiram!


Os Vereadores do Parlamento Jovem (PJ) participaram de mais uma rica experiência de cidadania. Através de sorteio, escolheram uma escola do município para realizarem uma Sessão Ordinária do PJ: o Centro Educacional Tempo Novo (CETEN). Conforme diz o Projeto inicial “Câmara vai à escola”, os Jovens Edis deram um show de política, através de uma Sessão itinerante que contou com a participação fervorosa dos alunos da escola CETEN.

Na oportunidade, o PJ foi agraciado com a receptividade da Vereadora Marina de Sousa (aluna do CETEN) que aproveitou a Sessão para apresentar seu suplente: Vereador Alexandre de Menezes, de 16 anos, aluno do 2° ano. Júlio de Jesus também apresentou sua substituta: Amanda Almeida (15 anos), aluna do 1° ano do IFBa. Os alunos, equipe de professores e demais funcionários do CETEN, assim como a Diretora Maria da Glória Silva assistiram atentamente os pronunciamentos dos Jovens Edis. “É um privilégio para nós receber o PJ na nossa escola. Trata-se de um projeto sério que está colaborando com o desenvolvimento de cidadãos de verdade. A gente tem que pensar no coletivo, no social. Acredito que na próxima vez a recepção será ainda melhor, mais consciente”, afirmou a Diretora Glória.

O Presidente do Legislativo Valenciano, Bertolino de Jesus (PR), também prestigiou e aprovou a iniciativa: “Agradecemos a direção do CETEN que abriu as portas para os Jovens Vereadores e equipe da Câmara. Agradecemos a todos os funcionários da Casa Legislativa, assim como a imprensa na pessoa de Rodrigo Mário (TV Guaibim). A voz desses jovens representa a voz de seus pais, da comunidade. Entristece-nos constatar que a corrupção dominou o mundo. Esse projeto visa resgatar a consciência política, a ética e a democracia na sua essência. Contribuir com a formação de políticos conscientes e preparados”.

Durante a Sessão, os Jovens Parlamentares convidaram o professor Joselito para sortear a próxima escola que receberá o PJ: Colégio Perspectiva. A Sessão está prevista para o próximo dia 29 de abril. Vale lembrar que muitas Indicações e alguns Projetos de Lei foram apresentados na Sessão itinerante. O grande debate girou em torno da falta de segurança pública. Muitas solicitações por rondas policiais, câmeras de monitoramento, iluminação pública e ações de combate à violência, ao tráfico de drogas e pela preservação da juventude. O Vereador Jovem Márcio Santana, por exemplo, apresentou um Projeto de Lei que institui o Dia de Luta contra o extermínio da juventude. Já o Vereador Gabriel Flamer fez um apelo pela desativação da Unidade Prisional de Valença, com a transferência dos detentos para outros municípios ou estados. As demais Indicações e Projetos de Lei dos Jovens Vereadores estão disponíveis no site
http://www.cmvalenca.ba.gov.br/


Tô na mídia!

Com relação a essa questão, o Presidente Bertolino de Jesus afirmou que há 60 dias vem batalhando incessantemente por soluções: “Temos realizado diversas reuniões com representantes das polícias militar e civil e de diversos setores da sociedade. No início deste mês, estive no Comando Geral da PM, com o Coronel Mascarenhas, juntamente com os Vereadores Maria Helena Queiroz Cabral (DEM) e Antônio Barreto (PSB). No último dia 14, na companhia dos Vereadores Maria Helena, Barreto, Reginaldo Araújo (PP) e Diana Farias (DEM), participei de uma reunião com o Secretário Estadual e com o Vice-Governador Otto Alencar, onde entregamos um pleito de solicitações para o nosso município. Dia 27 participaremos de uma grande caminhada pela paz. Precisamos nos unir para mudar essa situação”.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sessão Ordinária do Parlamento Jovem – CETEN – Dia 15 de abril de 2011.

Vereadores Jovens reunidos

Confira a seguir as Indicações, Moções e Projetos dos Vereadores Jovens apresentadas na Sessão Itinerante que aconteceu dia 15 de abril, na escola Centro Educacional Tempo Novo (CETEN).

Márcio Santana - Moção de Aplausos a professora Jane Ferreira de Jesus, pelo belo trabalho desenvolvido a frente da Escola Municipal Augusta Messias Guimarães nos anos 2009 e 2010; Moção de Aplausos a Escola Municipal Augusta Messias Guimarães, pelo índice de aprovação no ano letivo de 2010; troca das lâmpadas dos postes da ladeira da Urbis; Projeto de Lei n° 001/2011 que institui o Dia de Luta contra o extermínio da juventude, na data de 17 de outubro, com a promoção de eventos e atividades de conscientização; Projeto de Lei n° 001/2010, que dispõe sobre a criação da Semana Cultural entre as escolas públicas e particulares de Valença, aprovado na primeira votação por unanimidade, com parecer positivo da Comissão Técnica de Educação, Cidadania e Defesa do Consumidor do PJ da Câmara (composta por Gabriel Flamer – Presidente, Isaac dos Santos – Secretário e Hayssa Pereira – Relatora).


Digam "XIS"

Descontração antes de começar


Gabriel Flamer – Solicitou que o Poder Executivo junto com as forças políticas de Valença e sociedade civil organizada, envide esforços para convencer o Governo do Estado a desativar a Unidade Prisional de Valença, transferindo os detentos para outros municípios ou estados, com o objetivo primordial de conter a violência crescente e desenfreada que está assolando a cidade; Projeto de Lei n° 002/2011, que dispõe sobre a concessão de meia passagem no transporte coletivo individual (moto-táxi) aos estudantes de Valença, considerando que as atuais linhas de transporte coletivo (ônibus) nem sempre atendem ao itinerário da maioria dos estudantes por não chegarem até o destino principal, ou seja, as escolas do município.

Minha primeira entrevista para a TV Guaibim

Elder Pereira – Projeto de Lei n° 004/2010 que dispõe sobre a criação de equipe multidisciplinar pela Secretaria Municipal de Educação com o fim de oferecer educação domiciliar para a população que não tem condições físicas de se deslocar até as escolas por impedimentos temporários (cirurgia, doenças infecto-contagiosas, gravidez e casos similares), com parecer favorável da Comissão Técnica de Educação do PJ da Câmara, aprovado em primeira votação por unanimidade; Projeto de Lei n° 003/2010 que estabelece que os alunos das escolas da rede municipal de ensino, com menor rendimento escolar, tenham atendimento educacional psicológico especializado, gratuito e obrigatório, com parecer favorável da Comissão de Educação do PJ, aprovado em segunda votação por unanimidade. Vale lembrar que este Projeto recebeu uma Emenda modificativa, a qual diz: “os alunos da educação básica e creches, com menor rendimento escolar, seguindo critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação, terão atendimento educacional de um profissional psicopedagogo”.


Isaac dos Santos – Moção de Aplausos ao Presidente da Câmara Municipal de Valença, Bertolino de Jesus (PR), pela bela festa de abertura dos trabalhos do PJ; ofício ao setor de iluminação pública da Prefeitura de Valença para que o mesmo faça uma revisão na iluminação do bairro Jambeiro; que o Governo do Estado através da Secretaria competente promova a cobertura da quadra de esporte do Complexo Escolar Paraíso Martins;


Alan de Jesus – Solicitou que Prefeito e Vereadores contribuam para melhorar o ambiente físico da cidade, desenvolvendo uma consciência coletiva, quanto à importância de conservação do meio, além de motivar a auto-sustentabilidade; Prefeito e Vereadores criem possibilidade de rondas fixas em todos os colégios a fim de evitar vários transtornos dentro e fora dos colégios;


Felipe César – Solicitou que a Polícia Militar de Valença em parceria com o Executivo Municipal faça a instalação de câmeras de monitoramento nas imediações das escolas municipais;


Hayssa Pereira – Reforçou o pedido do colega Márcio pela troca das lâmpadas da torre na Praça Mathias de Assis;