sexta-feira, 27 de maio de 2011

Visita ao IFBA.


O Parlamento Jovem de Valença (PJ) realizou uma Sessão Itinerante empolgante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), com a presença maciça dos alunos e professores, no último dia 25. As Vereadoras Maria Helena Queiroz Cabral e Diana Farias e o Diretor do IFBa também prestigiaram a Sessão. Dos Jovens Parlamentares, compareceram: Elder Gomes (Presidente), Marcio Santana (Secretário), Isaac dos Santos, Alan de Jesus, Kevelin Caldas, Reginaldo Manoel, Amanda Almeida e eu, Gabriel Flamer, excepcionalmente como Vice-Presidente "ad oc", ou seja, substituindo o titular Felipe César Lago de Queiroz que não pode comparecer.


Olha eu aí na Mesa Diretora:
"experimentei a presidência!!"

Os Parlamentares apresentaram Indicações visando iluminação pública e instalação de quebra-molas nas proximidades das escolas municipais, rondas escolares, reparo nas sinaleiras da cidade, reforma das quadras poliesportivas, entre outros benefícios. Moção de Aplausos também foi dedicada ao Reverendo Pe. Wilson Vitória de Almeida, em virtude do seu 20° aniversário de ordenação sacerdotal, comemorado dia 20 de maio. E outra para o Vereador Bertolino de Jesus, Presidente da Câmara Valenciana, extensivo a Comissão de Educação pela bela realização da 1ª Semana de Museu e Memória de Valença.

Apresentando meu projeto

Meu projeto foi aprovado em primeira votação (Projeto de Lei n° 003/2011). Ele dispõe sobre a concessão de meia passagem no transporte individual de passageiro (moto-táxi) aos estudantes de Valença. “Considerando que o acesso aos serviços de transportes coletivos urbanos e a outros de interesse público através do pagamento da metade do seu preço normal, ainda não tem o alcance desejado pela comunidade. Considerando também que as atuais linhas de transporte coletivo (ônibus) nem sempre atendem ao itinerário da maioria dos estudantes por não chegarem até o destino principal, ou seja, as escolas municipais de Valença. E considerando que o número de alunos que ora este Projeto beneficia não virá a onerar o erário público é que elaborei tal proposta. Os alunos precisam se locomover com segurança, rapidez e praticidade”. É uma grande inovação e acredito que será implantado.

Vereadores e Coordenadores do PJ juntos;
No centro, de amarelo, o diretor do IFBA, Egberto Hein


Após o Grande Expediente, o professor Nadson fez uso da palavra na Tribuna Livre para ressaltar a importância do PJ e dos parlamentos de forma geral. Parabenizou os Projetos apresentados pelos Jovens Vereadores, em especial a sugestão de meia passagem de moto-táxi para estudantes. Pediu para o PJ reforçar outras questões, como: municipalização do trânsito valenciano; e, ponte Salvador/Bom Despacho e suas implicações para a Costa do Dendê. O Diretor Egberto Hein agradeceu ao Presidente do Legislativo, Bertolino de Jesus, pela oportunidade concedida ao IFBa. Lembrou que o PJ significa exercício da cidadania e sugeriu que outros alunos da instituição se candidatem na próxima eleição.


As vereadoras Diana e Maria Helena
nos prestigiaram com suas presenças

A vereadora Diana explicou como funciona o processo eletivo do PJ. Parabenizou o IFBa pela educação de qualidade prestada e ainda disse que levará minha indicação para a próxima Sessão da Câmara: “Nós aprendemos muito com vocês”. Na seqüência, a vereadora Maria Helena parabenizou a Sessão do PJ e agradeceu o espaço. Também parabenizou o Presidente Bertolino pela iniciativa das Sessões Itinerantes: “Proposta que tem aproximado a comunidade do Legislativo Valenciano. Os jovens precisam exercer a cidadania. Precisam participar de forma consciente dos processos políticos do país. Contem sempre com nosso apoio”.




O Salão do IFBA estava repleto de alunos e professores




A equipe de funcionários da Câmara Municipal esteve presente mais uma vez organizando a Sessão e prestando total suporte para os Jovens Edis. Inclusive, na abertura da Sessão Itinerante do IFBa, o público pode contar com mais um atrativo: apresentação de slides sobre a história e dia-a-dia do PJ de Valença.


A TV Guaibim sempre está presente
(Meu pai dando entrevista)


A representante do Grêmio Estudantil deu a maior força


Clóvis aprovou!!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Parlamento Jovem da Câmara de Valença visita 33ª CIPM.



No dia 05 de maio, os Vereadores do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Valença estiveram reunidos com o Capitão Neri, na sede do Comando da 33ª CIPM, para tratar de assuntos sobre a segurança pública municipal. Uma reunião muito proveitosa que contou também com a presença do Presidente da Câmara, Bertolino de Jesus (PR).

Os Jovens Vereadores esclareceram dúvidas, apresentaram sugestões e propostas para colaborar com o trabalho da polícia no município, visando tirar Valença da condição que se encontra: alto índice de violência e tráfico de drogas. Na oportunidade, fecharam uma parceria para realização de um ciclo de palestras sobre os perigos do uso de drogas, que serão realizadas em três grandes escolas do município. Em breve as datas e locais das palestras estarão sendo divulgados no site da Câmara e demais veículos de comunicação da cidade.

Durante a reunião, o Capitão Neri explicou como funciona o trabalho da polícia militar e como estão equipados, chamando a atenção para a grande dificuldade que a falta de efetivo e viaturas proporciona. Ele também apresentou dois projetos que estão em andamento: PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, e Guarda Mirim. Além disso, a pedido dos jovens Edis, ensinou alguns procedimentos e dicas essenciais que devem ser adotados para evitar assaltos. Por exemplo: evitar circular por locais escuros e pouco movimentados; evitar o uso de jóias nas situações diárias; evitar a exposição de celulares. Também ensinou que nunca se deve reagir a um assalto. Além disso, esclareceu a importância de se registrar a ocorrência após o mesmo.


Fazendo minhas perguntas

Os Vereadores Jovens também solicitaram que o projeto do monitoramento via câmeras seja ampliado para todas as escolas do município. Cientes do alto custo do projeto sugeriram que parcerias sejam firmadas entre a comissão que coordena o projeto e escolas particulares. Também reforçaram os pedidos por rondas policiais nas escolas. Capitão Neri explicou a dificuldade de deslocar uma viatura para essa função quando só contam com duas viaturas para atender toda a cidade. Ele prometeu que se as solicitações por mais veículos e policiais forem atendidas, agendará as rondas em todas as escolas.


No encerramento, os jovens Edis e o Presidente Bertolino agradeceram a recepção e parabenizaram pelo grande esforço da 33ª CIPM em superar as dificuldades e ajudar Valença e região no combate ao crime. Agradeceram também pela parceria com a Câmara Municipal e o Parlamento Jovem. “A idéia é que projetos e ações importantes continuem sendo realizados a partir dessa parceria. Contem conosco sempre!”, ressaltou Bertolino de Jesus.



(Créditos texto e fotos: Vanessa Andrade - Assessora de Imprensa da Câmara)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Colégio Perspectiva recebe o Parlamento Jovem.

Na foto: Eu, o Presidente Bertolino,
as vereadoras Maria Helena e Diana Farias,
colegas jovens e professores e alunos do Perspectiva
(colégio onde eu estudo)

O Parlamento Jovem (PJ) da Câmara de Vereadores de Valença realizou sua segunda Sessão Itinerante. Desta vez, no colégio Perspectiva, dia 02 de maio. Contou com a participação dos alunos do 8ª ano, professores, além das Vereadoras Maria Helena Queiroz Cabral (DEM), Diana Farias (DEM), Vereador Antônio Barreto (PSB) e do Presidente do Legislativo Valenciano, Bertolino de Jesus (PR). A senhora Maria de Lourdes da Costa e a mãe do Vereador Jovem Felipe César, Flavia Lago, que sempre acompanham os trabalhos do PJ, também prestigiaram a Sessão.

Durante a Sessão, os jovens Vereadores apresentaram diversas Indicações: implantação de creche no bairro do Jacaré – autoria Felipe César; implantação de uma delegacia especializada no combate ao tráfico de drogas – autoria Gabriel Flamer; mais iluminação na região próxima ao IFBa – autoria Kevelin Caldas; implantação de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Bolívia – autoria Elder Gomes; manutenção dos bueiros da cidade – autoria Elder Gomes; implantação em Valença de uma sede do Instituto de Direito e Cidadania (IDC), projeto da Fundação Odebrecht – autoria Elder Gomes; liberação de recursos por parte do Poder Executivo para a Filarmônica 24 de Outubro, entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes do município – autoria Elder Gomes; substituição de lâmpadas no bairro da Bolívia – autoria Elder Gomes; solicitou que dia 27 de abril, data da Caminhada pela Paz, se torne feriado municipal, com a realização de atividades que propaguem a paz – autoria Elder Gomes.

Apresentando minhas indicações

E mais: reparos no calçamento de toda orla fluvial de Valença – autoria Vereador Jovem Reginaldo Manoel; construção de bueiros na rua em frente ao Colégio João Cardoso dos Santos, para evitar os alagamentos constantes no período de chuvas – autoria Reginaldo Manoel; realização de mutirões de limpeza pública na cidade – autoria Vereadora Jovem Marina Martins/suplente Alexandre Barnabé; nova reforma na rua Marechal Deodoro (rua dos Correios), pois já existem novos buracos – autoria Marina Martins/suplente Alexandre Barnabé.

Dois Projetos de Lei também foram votados e aprovados em segunda votação, por unanimidade: Projeto n° 004/2010 que dispõe sobre a criação de equipe multidisciplinar pela Secretaria Municipal de Educação, com o propósito de oferecer educação domiciliar para a população que não tem condições físicas de se deslocar até as escolas por impedimentos temporários (cirurgia, doenças infecto-contagiosas, gravidez e casos similares) – autoria Vereador Elder Gomes; e, o Projeto n° 001/2010 que dispõe sobre a criação da Semana Cultural entre as escolas públicas e particulares de Valença, também com parecer positivo da Comissão Técnica de Educação do PJ – autoria Vereador Márcio Santana.


Atenção total!

Os jovens Vereadores também fizeram a Indicação de uma Moção de Aplausos em nome do PJ a todos os valencianos que participaram da Caminhada pela Paz, assim como para a coordenação do evento. Para eles, o sucesso da Caminhada mostrou claramente que todos estão imbuídos em acabar com a violência reinante na cidade. Todos foram unânimes em afirmar que continuarão apoiando a luta em defesa da paz e da vida. O Presidente do Legislativo, Bertolino de Jesus (PR), encerrou a Sessão reforçando mais uma vez a importância da participação da Câmara Mirim nas escolas para a conscientização dos jovens sobre a necessidade de um processo político cada vez mais democrático e ético no país.

 Considerações finais da professora Rita
em nome do Perspectiva



(Créditos texto e fotos: Vanessa Andrade - Assessora de Imprensa da Câmara)